Doce de Leite com Leite Condensado de Caixinha na Panela de Pressão

Doce de Leite com Leite Condensado de Caixinha na Panela de Pressão
Imagem de Freepik

Você sabia que é possível fazer um delicioso doce de leite com apenas um ingrediente? Sim, você só precisa de uma caixinha de leite condensado e uma panela de pressão. O resultado é um doce cremoso, saboroso e fácil de fazer. Veja como:


Ingrediente:

-1 caixinha de leite condensado
-Papel alumínio

Modo de preparo

1. Retire o rótulo da caixinha de leite condensado e embrulhe-a bem com papel alumínio, cobrindo toda a superfície. Faça isso com cuidado para não furar a caixinha.

2. Coloque a caixinha embrulhada na panela de pressão e cubra-a com água até dois dedos acima dela.

3. Feche a panela de pressão e leve ao fogo alto. Quando começar a chiar, abaixe o fogo e conte 40 minutos.

4. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente. Não abra a panela antes disso, pois pode ser perigoso.

5. Com cuidado, retire a caixinha da panela e deixe esfriar completamente antes de abrir. Você pode colocá-la na geladeira para acelerar o processo.

6. Abra a caixinha e transfira o doce de leite para um recipiente. Se quiser, misture com uma colher para deixá-lo mais homogêneo.

7. Pronto! Agora é só aproveitar o seu doce de leite caseiro. Você pode usá-lo para rechear bolos, tortas, pães, biscoitos, ou comer de colher.

Dicas e variações


- O tempo de cozimento pode variar de acordo com a marca do leite condensado e a potência do fogo. Quanto mais tempo cozinhar, mais escuro e consistente ficará o doce de leite. Se quiser um doce mais claro e mole, reduza o tempo para 30 minutos.

- Você pode aromatizar o seu doce de leite com uma pitada de canela, baunilha, noz-moscada ou cravo-da-índia. Basta adicionar o ingrediente de sua preferência na água da panela de pressão.

- Você também pode fazer o doce de leite com leite condensado em lata, seguindo o mesmo procedimento. Nesse caso, não é preciso embrulhar a lata com papel alumínio, mas é importante retirar o rótulo e lavar bem a lata antes de colocá-la na panela.

- Se você não tiver panela de pressão, pode fazer o doce de leite em uma panela comum, mas o tempo de cozimento será bem maior. Nesse caso, você deve cozinhar a caixinha de leite condensado em água fervente por cerca de 3 horas, virando-a de vez em quando para cozinhar por igual. Tome cuidado para não deixar a água secar e queimar a caixinha.

Por que fazer doce de leite com leite condensado na panela de pressão?

Fazer doce de leite com leite condensado na panela de pressão é uma forma prática, rápida e econômica de preparar esse doce tão apreciado pelos brasileiros. Além disso, é uma forma de aproveitar o leite condensado que você já tem em casa, sem precisar comprar outro produto específico para fazer o doce de leite.

O leite condensado é um leite que já passou por um processo de evaporação e adição de açúcar, o que facilita o seu cozimento e caramelização. Ao cozinhar o leite condensado na panela de pressão, você está acelerando esse processo e transformando o leite condensado em doce de leite.

O doce de leite feito com leite condensado na panela de pressão fica muito parecido com o doce de leite tradicional, feito com leite e açúcar, mas com a vantagem de ser mais rápido e fácil de fazer. Você pode usar o seu doce de leite caseiro para fazer diversas receitas, como brigadeiro, pudim, sorvete, mousse, entre outras.

Conclusão

Fazer doce de leite com leite condensado na panela de pressão é uma forma simples e deliciosa de preparar esse doce tão amado pelos brasileiros. Você só precisa de uma caixinha de leite condensado, papel alumínio e uma panela de pressão. O resultado é um doce cremoso, saboroso e versátil, que pode ser usado para fazer várias receitas ou consumido puro.

Espero que você tenha gostado desse artigo e que se anime a fazer o seu próprio doce de leite com leite condensado na panela de pressão. Se você gostou, compartilhe esse artigo com seus amigos e deixe um comentário abaixo. Até a próxima! 😊

Vídeo de preparo:


Próxima postagem Postagem anterior
No Comment
Adicionar comentário
comment url