Como evitar que o pastel estoure na fritura: 5 truques simples


O pastel é uma das delícias da culinária brasileira, mas nem sempre é fácil fazer em casa. Um dos problemas mais comuns é o pastel abrir na hora de fritar, deixando o recheio escapar e o óleo espirrar. Mas por que isso acontece e como evitar? Confira a seguir 5 dicas para fazer pastéis perfeitos e crocantes.


1. Escolha bem a massa

A massa do pastel é um dos fatores que influenciam na hora da fritura. Existem vários tipos de massa, como a de farinha de trigo, a de mandioca e a de milho. 

Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, mas a mais indicada para evitar que o pastel abra é a de farinha de trigo, pois é mais elástica e resistente. 

Se você comprar a massa pronta, verifique se ela está fresca e sem furos. Se você fizer a massa em casa, siga a receita corretamente e sove bem a massa até ficar lisa e homogênea.


2. Não exagere no recheio

O recheio é a parte mais gostosa do pastel, mas também pode ser a causa do problema. Se você colocar recheio demais, a massa não vai conseguir fechar bem e vai abrir na hora de fritar. 

Além disso, o recheio pode soltar líquido ou vapor, que vai criar bolhas na massa e fazer o pastel estourar. Por isso, use uma quantidade moderada de recheio e escolha ingredientes que não sejam muito úmidos ou gordurosos. 

Por exemplo, se você for usar queijo, prefira o queijo ralado ao invés do queijo em pedaços.


3. Feche bem o pastel

Depois de rechear o pastel, é preciso fechar bem as bordas para evitar que o recheio saia. Você pode usar um garfo, uma carretilha ou os dedos para fazer isso. 

O importante é pressionar bem a massa e não deixar nenhuma abertura. Se você quiser, pode passar um pouco de água ou clara de ovo nas bordas para ajudar a selar o pastel. Mas cuidado para não molhar demais, pois isso pode deixar a massa mole e quebradiça.


4. Frite na temperatura certa

A temperatura do óleo é outro fator que pode fazer o pastel abrir ou estourar. Se o óleo estiver muito quente, o pastel vai fritar muito rápido por fora e ficar cru por dentro, além de criar bolhas na massa. Se o óleo estiver muito frio, o pastel vai demorar para fritar e vai absorver muito óleo, ficando encharcado e pesado. 

O ideal é que o óleo esteja entre 180°C e 190°C, ou seja, quente o suficiente para fritar o pastel em poucos minutos, mas sem queimar. Você pode usar um termômetro culinário para medir a temperatura ou fazer o teste do palito: coloque um palito de fósforo no óleo e se ele acender, o óleo está no ponto.


5. Não mexa no pastel

Por fim, uma dica simples mas importante: não mexa no pastel enquanto ele estiver fritando. Se você ficar virando o pastel de um lado para o outro, ele pode se romper ou perder a forma. 

O melhor é deixar o pastel fritar tranquilamente até dourar de um lado e depois virar uma única vez para fritar do outro lado. 

Use uma escumadeira ou uma pinça para fazer isso com cuidado e sem furar o pastel. Depois de frito, escorra o excesso de óleo em papel toalha e sirva em seguida.

Próxima postagem Postagem anterior
No Comment
Adicionar comentário
comment url